Um Caso de Obsessão IV

UM CASO DE OBSESSÃO - IV


Imaginemos que o caso de obsessão que temos vindo a abordar, ocorria em Portugal. E diga-se de passagem que casos destes acontecem diariamente. É provável que a família do obsidiado o leve a uma "mulher de virtude". Estas simpáticas senhoras, que se fazem pagar modestamente e têm as suas ocupações profissionais (habitualmente são donas de casa e ajudam os maridos no trabalho do campo), ainda existem, neste segundo milénio, em que as viagens pelo Cosmos são coisa quase banal.

A Ciência oficial lança homens no espaço sideral e miniaturiza computadores, mas neste campo ainda se vê ultrapassada por estas senhoras, que na Idade Média já eram veteranas a receitar ervas para males diversos, a endireitar a espinhela torta dos meninos, e a encaminhar os Espíritos dos falecidos que vinham incomodar os chamados vivos.

Na Idade Média, como paga de milhares de anos de serviço nobre e desinteressado, as mulheres de virtude, que nunca atribuíram a si mesmas especiais virtudes e sempre fizeram o Bem sem olhar a quem, foram mandadas morrer queimadas nas fogueiras da Santa Inquisição. Achava-se a paranóia do Diabo no seu auge, e quem possuísse mediunidade não conhecia o meio termo: ou era louvado como santo ou queimado como tendo pacto com o Demo. Joana D'Arc, que foi donzela de virtude, foi primeiro queimada e depois elevada aos altares. O seu crime e a sua proeza foram apenas ter mediunidade, hodiernamente conhecida pela Ciência oficial como percepção extra-sensorial, que sempre soa melhor.

Jesus de Nazaré também foi crucificado, sob a a tremenda acusação de que fazia o Bem... por obra do Diabo. E de que as suas curas - os seus milagres, se quisermos - eram operadas aos sábados. Ele que disse que o Sábado fora feito para o Homem e não o contrário. Mas a tacanhez é de todas as eras e lugares. Está na Bíblia, os entendidos de Bíblia que confirmem.

A mulher de virtude (menos frequentemente o homem de virtude, que as mulheres sempre foram melhores pitonisas, na sua feminina sensibilidade), trata de saber o que atormenta o Espírito perturbador. Umas vezes é uma promessa que não foi paga, de outras são questões de partilhas mal resolvidas, ou o zelo pelo que era seu e estará ser mal usado pelos herdeiros. De outras vezes é a pura embirração, ou contas antigas para saldar. A mulher de virtude logra muitas vezes sucesso, não pelo esconjuro que recita e no qual crê, mas pelo bom coração que tenha, e que lhe dá autoridade moral sobre o Espírito.

Se a mulher de virtude não conseguiu, segue-se habitualmente o padre, ao qual se recorre com algum receio de se ser considerado louco, que os padres são gente de estudos e tendem a duvidar, e a pôr por conta de desarranjo mental. O padre benze, aconselha (e muito bem!) que se recorra ao psiquiatra, mas se se trata de obsessão, o psiquiatra, se for materialista, conclui por um distúrbio de personalidade, uma crise histérica, medica o doente, dá-lhe um nome para o seu transtorno, mas o mal-estar não se deixa convencer com a catalogação científica, e o obsidiado volta ao padre. E o padre aconselha-lhe um colega exorcista. O exorcismo representa uma enorme violência psicológica sobre o sofredor, que se crê assim vítima de diabos ou do Diabo em pessoa, se é que afinal existem vários ou um só, dependendo das opiniões e escolas de pensamento.

Com alguma fortuna, não será necessário recorrer à brutalidade do exorcismo. Se o sacerdote tiver no seu bom coração o ascendente moral sobre o Espírito perturbador, este retirar-se-á. O sacerdote, como a mulher de virtude, atribuirá mais valor do que o devido à fórmula usada no esconjuro, ignorando também, humilde e bom, que à sua boa conduta, ao seu bom coração e à sua fé se deve o "milagre".

De outras vezes, o Espírito, quase sempre muito ignorante, assusta-se com a fórmula, e retira-se por algum tempo...

O que se disse de um padre católico pode ser dito de um digno pastor protestante, é claro.

De outras vezes os obsidiados são levados às Igrejas neo-pentecostais, de preferência as que prometem o "desencapetamento total". O processo pode ser coroado de êxito pelas razões já expostas, mas não é menos doloroso, como se pode confirmar por exemplo aqui...

# M E N U #####

Evangelho no Lar

XI - SEMINÁRIO

Seguidores

Rádio Fraternidade

 Hora certa:

Curso On-line

O Curso Básico de Espiritismo está dividido em 10 cadernos.

É possível fazer este curso pela internet, através do site da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Portugal.

CURSO ON-LINE

Visitante de nº

free web counter

Rádio

Pesquisar este blog

X - Seminário

Palestra em audio Dia: 23/11/2012 - Cristiano Fadel Dia 24/11/2012 - Jamiro Dia 25/11/2012 - Jamiro